top of page

OS LIVROS

Conheça as publicações do autor. Fique a vontade neste ambiente criado especialmente para você e desfrute das produções literárias, adquirindo conhecimentos.

Realidade Utópica

Este livro é o resultado de uma observação artística do cotidiano. Com recursos literários, foi possível reunir questões importantes ao ser humano neste escopo. São 170 poemas e pensamentos sem a necessidade de linearidade presente na leitura. Indico que os leitores fiquem a vontade para refletir nas páginas sem uma preocupação indicadas por ordem numerais ausentes nas páginas. A arte não respeita limites e interpretações sobre a obra deve ser individual, considerando as perspectivas culturais de cada individuo.

Para Além da Realidade Utópica

A imaginação emana do ser humano constantemente. A prerrogativa para ser criativo, estar no pensar. Quando evitamos, a prática de abstrair as possibilidades cotidianas que em sua maioria são objetivas, negligenciamos o importante subjetivismo necessário, orientado pela inquietude crítica.

Nesta segunda edição, “Para Além da Realidade Utópica”, houve o amadurecimento estético da primeira publicação, uma sintetização seletiva dos diferentes poemas e pensamentos que compunha, Realidade Utópica. Neste novo panorama, o amadurecimento possibilita alcançar o público mais crítico.

Escola; Fábrica de Marginais

A problemática presente neste ensaio recorre aos objetos de estudo referentes a marginalização dos indivíduos, concorrentes ao modelo de educação presente nas instituições escolares de ensino fundamental, médio e superior no Brasil. A metodologia de pesquisa aqui empregada, advém de observações empíricas e análises bibliográficas.

Ao debruçar sobre inúmeras questões proporcionadas pela investigação relativa a educação brasileira, foi necessário apropriar-se de conhecimentos históricos e sociológicos. Alguns recortes temporais a exemplo da Paidéia na antiguidade clássica ocidental, traços de educação no período colonial, posteriormente uma breve análise nas transformações pedagógicas no período ditatorial, (1964 – 85), facilitam a compreensão da conjuntura político-ideológica da educação na contemporaneidade brasileira.

bottom of page